domingo, 19 de abril de 2015

´´ POR ISSO NÃO PROVOQUE. É COR DE ROSA CHOQUE``

Hoje a Lua entra no signo de touro e faz companhia aos planetas Mercúrio e Marte, por isso nos próximos dias seremos afetados por essa configuração, uma vez que a Lua ativará os outros dois planetas. Assim sendo teremos um período mais voltado para a matéria, ou seja tudo o que é palpável e tátil. Questões associadas ao setor financeiro podem estar presentes, uma vez que o signo de touro rege a casa 2 (dinheiro, valores e bens pessoais). 


Porém, é importante lembrar que o signo de touro é regido pelo planeta Vênus, por isso as características femininas, dóceis e sensuais também estarão enfatizadas. Momento de usar mais a delicadeza nas relações  e pensar um pouco antes de gastar demais com estética e beleza.  Pode ser que você não consiga frear a sua vaidade durante esse trânsito, afinal serão só dois dias... Bem, dependendo das configurações do seu mapa essa atitude pode ser fatal para minar os seus futuros projetos.


         
Enquanto você reflete sobre isso, eu aproveito para lembrar  que o signo de touro e o planeta Vênus, por enfatizarem a feminilidade, estão diretamente associados à cor rosa e suas nuances. Então, pensemos positivo.

Em geral, o rosa é percebido como uma cor delicada, leve, e algumas vezes pode ser chocante e até mesmo kitsch. Mas apesar dessas variações o rosa é, considerada uma cor agradável.

Rosa, também pode ser usado como nome feminino, Assim, Rosa passou a representar, o charme e a amabilidade. Por ter na sua composição o vermelho e o branco, o cor-de-rosa sugere a força dos fracos.

Durante muito tempo o rosa era a cor da nudez, mesmo que essa nudez tivesse outras cores. Por esse motivo, o rosa também é a cor do erotismo. 

Todas as cores mudam de intenção quando estão associadas às outras. Por isso, enquanto o rosa ao lado do branco é inocente, próximo do preto ou do violeta remete à imoralidade ou paixão.




Embora considerada uma cor tipicamente feminina, é bom saber que o rosa, pela tradição antiga, era uma cor masculina. A moda de que o cor-de-rosa era para meninas e o azul era para os meninos, começou nos anos 20. Porém nas pinturas antigas o uso destas cores era empregado de forma contraditória. Desde as representações do menino Jesus até a representação de jovens príncipes do período barroco, os homens sempre estiveram vestidos de rosa.

Imagem do menino Jesus

Retrato Equestre de Baltasar Carlos, 1635 - Diego Velásquez

Parece que foi após a Primeira Guerra Mundial, quando o vermelho desapareceu da moda masculina civil, que o rosa passou a ser dedicado às mulheres. Posteriormente durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados homossexuais foram conduzidos ao campo de concentração, onde deveriam usar um triângulo cor-de-rosa nas suas vestes.



Mas a partir de 1970, o rosa se impôs internacionalmente como uma cor feminina. Atualmente esse padrão de cores, para meninas e bebês já não tem tanta importância.

Nas artes plásticas, o rosa está diretamente relacionado ao estilo Rococó. Este movimento artístico iniciado em 1720 e que durou até 1775, teve como tradição a utilização das cores pastéis. Isso porque, durante esse período, as cores puras ficaram acessíveis ao povo, então a corte francesa para se distinguir optou por uma cartela de cores, suaves, claras e mistas. Para conseguir o tom pastel durante o período Rococó, não bastava misturar uma determinada cor ao branco, ao contrário, as misturas eram complexas e testemunham o forte desenvolvimento da tinturaria. O rosa tornou-se então uma cor muito presente no guarda-roupa masculino, quanto no feminino.




Madame de Pompadour - François Boucher

Dessa época é o famoso ´´rosa Pompadour``, que a fábrica de cerâmica de Sévres criou em homenagem à famosa Madame do Rococó. Para conseguir essa tonalidade o rosa era misturado ao azul, com um pouco de amarelo e preto.

Porcelana de Sévres
O rosa associado à gastronomia encontra seu melhor lugar na arte da confeitaria. Doces cor-de-rosa são aparentemente mais doces, uma vez que essa cor remete à doçura. Na aromaterapia, o rosa é o perfume do amor, por ser doce, agradável, delicado e romântico.  






Aromaterapia


Mas o rosa pode ser gritante, forte e exagerado. Na moda, a estilista Elsa Schiaparelli, lançou em 1931 o perfume, ´´Schoking Pink``, uma mistura de magenta (vermelho puro) com uma pitada de branco. Sua intenção era chocar o público e a estilista conseguiu. E pela primeira vez o rosa passou a ser conhecido pela sua agressividade. É bom lembrar que na composição do rosa existe o vermelho e que a tradição mostra que o rosa nunca teve qualidades tradicionalmente femininas. E que o pink, também conhecido como rosa-choque, é uma cor que passa do divertimento à vulgaridade e por esse motivo está associado a tudo aquilo que não é sério, artificial e logicamente kitsch. 


Perfume Schoking Pink - Schiaparelli

Voltemos agora ao signo de touro e ao planeta Vênus, ambos femininos e delicados, mas  devido à associação que possuem com  o cor-de-rosa podem também substituir a delicadeza pela agressividade quando for preciso. Para confirmar o que digo, basta lembrar que todo touro tem chifres e toda Vênus possui o seu momento de ira.

Para que possamos usufruir desses próximos dias, quando a lua estiver transitando pelo signo de touro, devemos nos deixar envolver pela tonalidade rosa, sentindo o seu perfume e seus aspectos delicados, suaves e dóceis. Mas como tudo na vida, cabe a moderação para evitar os excessos.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores