sábado, 25 de abril de 2015

MANDALAS FEITAS COM PEDRAS DO MAR

A artista Elspeth McLean é australina, mas atualmente mora no Canadá. Seu mais recente trabalho é pintar mandalas coloridas em pedras encontradas à beira mar.

Mclean utiliza pequenos pontos de cores fortes sobre as pedras redondas, transformando os objetos em lindas peças artísticas e de decoração. Para a artista sua técnica, batizada por ela de ´´Dottilism``, é uma experiência meditativa e de aterramento, tão agradável que a pintora dedicou sua vida à ela. Através da sua arte ela espera conectar as pessoas com sua criança interior e trazer um pouco de vibração e alegria para suas vidas.

Mais sobre o trabalho da artista em, http://www.elspethmclean.com/ 







domingo, 19 de abril de 2015

QUARTZO ROSA, O CRISTAL DO AMOR.

Quartzo Rosa bruto

O Quartzo rosa é um membro da família dos Quartzos, por isso possui sílica, além dióxido de manganês e titânio,  com dureza 7.  Algumas vezes pode ser encontrado em geodos de pequenos cristais prismáticos.

Geodo de Quartzo Rosa

Possui uma coloração que varia do rosa muito pálido até um rosa avermelhado. Sua clareza também é variável e vai do opaco ao translúcido ou transparente. Alguns espécimes apresentam traços de Rutilo no interior da pedra criando cabochões ou esferas com estrelas de seis raios. 

O Quartzo Rosa pode ser encontrado no Brasil, Madagascar e Dakota Sul, nos EUA.

Este cristal representa o amor de forma ampla e ilimitada. É ativador do quarto chacra, que energiza o coração. Por isso meditar com o Quartzo Rosa ajuda a emanar o amor inato e a dissolver todas as barreiras que trazem desconfiança e contribuem para o isolamento. Na medida em que essa energia é transformada a pessoa passa a sentir-se em plena união com o sentimento amoroso.

A missão do Quartzo Rosa é acolher atuando  para curar as mágoas e redespertar a confiança. Possui uma vibração calmante que contribui para limpar o campo áurico. Elimina o stress, a tensão, dissolve a raiva e o ressentimento, dissipa o medo e a suspeita. Faz renascer a esperança e a fé. 

O Quartzo Rosa é um cristal feminino. Ele conecta o coração humano ao coração da Mãe Terra. Essas vibrações podem reprogramar as células para a alegria e longevidade. Em síntese, a pessoa fica mais confiante. 

A energia da suavidade emanada pelo Quartzo Rosa pode ser espalhada pelos vários ambientes onde a pessoa circula (casa, trabalho), uma vez que o cristal apazigua ambientes exaltados. Você também pode usá-lo na meditação e carregar essa pedra consigo. É bastante positivo deixar um quartzo rosa em cada canto do seu quarto de dormir.

Além de trabalhar no quarto chacra, essa pedra pode estimular os outros chacras colocando-os em harmonia com o coração.

O sentido de harmonização faz parte do uso terapêutico do Quartzo Rosa. Por isso este cristal funciona muito bem com a Rondonita, Calcita Rosa, Turmalina Rosa, Rodocrosita, Morganita, Esmeralda e Granada Tsavorita.

A energia do amor emanada pelo quartzo rosa é super importante para os tempos atuais, por isso essa pedra de aparência delicada, tem  na verdade, uma atuação  muito poderosa.

Em termos de saúde física, o Quartzo Rosa ajuda a quem tem problemas de arritmia cardíaca, batimentos irregulares do coração ou sensações emocionais devido às mudanças energéticas.

Este cristal é um verdadeiro bálsamo para a mente, uma vez que ajuda a acalmar, eliminar as preocupações e os traumas passados. Pode-se banhar crianças em água preparada com quartzo rosa, para enfatizar o amor e acalmar.

O Quartzo Rosa vem sendo honrado desde a Antiguidade. Gregos e romanos acreditavam que ´´Eros`` e ´´Amor``, deuses do amor trouxeram a pedra à Terra para levar o amor e a reconciliação ao coração das pessoas. Talvez por isso essa pedra corresponda aos signos de Touro e Libra. 

Essa é a pedra ideal para curar qualquer problema do coração, seja físico ou de caráter emocional. O quartzo Rosa ajuda a pessoa a se abrir  para as energias do amor. Por isso, presentear alguém com um quartzo rosa é uma das formas de expressão desse sentimento. Para este fim é importante saber que este cristal pode ser encontrado nas seguintes formas: Pedra bruta, rolada, lapidada, em forma de coração, pêndulo, esfera, ovo, pingente, obelisco, pirâmide e cordão.

Quem não quer ganhar um presente como esse? Um cristal que além de delicado também nos favorece com a paz e o amor.






O PODEROSO QUARTZO.


O quartzo é o mineral mais abundante da terra. Sua estrutura cristalina é trigonal, ou seja possui três eixos cristalográficos de comprimentos iguais e horizontais, formando ângulos de 120º entre si e um eixo vertical perpendicular aos demais. Essa estrutura também é conhecida como romboédrica, e no caso do  quartzo é composta por tetraedros de sílica (dióxido de silício, SiO2). Este mineral pertence à subclasse dos tectossilicatos tridimensionais. Os minerais silicatados constituem a maior e mais importante classe de minerais constituintes das rochas.


A sílica, é o  óxido de silício. Em seu estado natural possui 17 formas cristalinas distintas, entre elas o quartzo, o topázio e a ametista. A sílica é o principal componente da areia e a principal matéria prima do vidro. 

Mineral é todo corpo natural sólido formado em resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. 

O hábito cristalino do quartzo, (sua aparência em termos de tamanho e forma) é um prisma de 6 lados que termina em pirâmides de 6 lados. Possui dureza 7 na Escala de Mohs (escala criada em 1812 pelo mineralogista alemão Friedrich Vilar Mohs ). Por isso o quartzo é capaz de arranhar o vidro. Apresenta as mais diversas cores (alocromático) e possui muitas variedades. Seu peço específico é 2,65.


Parece que o  nome quartzo teria origem  na palavra alemã ´´quarz``, que no entanto é de origem eslava.  

Geralmente o quartzo ocorre em pegmatitas (rochas ígneas, formadas pela consolidação do resfriamento do magma derretido), graníticas e veios hidrotermais. Alguns cristais podem atingir vários metros de extensão e pesar centenas de quilogramas.

Um geode de quartzo consiste de uma pedra oca (geralmente de forma aproximadamente esférica), cujo interior é revestido por uma camada de cristais. Um geode é uma formação rochosa que ocorre em rochas vulcânicas e ocasionalmente em rochas sedimentares.

Geode
Em geral, o quartzo nasce maclado, ou seja geminado. Por isso o quartzo usado industrialmente é sintetizado. Este mineral tem uso bastante significativo na indústria, podemos encontrá-lo como areia para moldes de fundição, fabricação de vidro, esmalte, saponáceos, dentifrícios, abrasivos, lixas, fibras ópticas, refratários, cerâmica, produtos eletrônicos, cerâmica, indústria de ornamentos, fabricação de instrumentos ópticos. Alguns cristais de quartzo são piezoelétricos (geram tensão elétrica por resposta a uma pressão mecânica), por isso são utilizados em relógios e rádios.  

O quartzo pode ser encontrado nos EUA, Eslovênia, Alemanha, Áustria, França, Espanha, Portugal, Japão, Reino Unido, Austrália, Brasil, Itália e em outras regiões do mundo.

Este mineral, por abundância possui diversas designações diferentes. A prasiolita é um quartzo verde obtido artificialmente e o o citrino, apesar de ocorrer naturalmente, encontra-se em drusas produzidas artificialmente por aquecimento de ametista. 

Citrino bruto

O quartzo é um mineral tão poderoso e importante que é único a possuir um museu. O Museu do Quartzo está localizado em Santa Luzia, na cidade de Viseu em Portugal. A construção foi iniciada em 2006, mas só foi inaugurado oficialmente em abril de 2012.

O monte Santa Luzia possui um  imenso filão de quartzo que o suporta e se instalou em meio ao granito. A normal erosão foi gastando o granito deixando o quartzo em relevo por ser bastante duro. O filão de quartzo começou a ser explorado nos anos 60. O Museu foi construído na cratera deixada no Monte Santa Luzia, por vários anos de exploração por parte da Companhia Portuguesa de Fornos Elétricos, que abandonou o local em 1986. Por esse motivo, o Museu pretende ser o centro de referência do quartzo, com suporte nas novas tecnologias.

A estrutura possui um centro de ciência, salas de exposição, auditório e biblioteca e o projeto foi idealizado pelo geólogo, Galopim de Carvalho. Por isso o espaço também é conhecido como Centro de Interpretação Galopim de Carvalho. 

O Museu aposta na interatividade, assim o visitante pode ir descobrindo o planeta, verificar as características do quartzo, além de experimentar e visualizar inúmeros exemplares de várias qualidades do minério. 

  


Museu do Quartzo - Viseu, Portugal

Esse cristal magnífico,   vem emprestando a sua energia para o planeta  desde que o homem aprendeu a observar a terra, e dela retirar os seus instrumentos de cura. Seja pelas autênticas propriedades de cada quartzo, ou até mesmo quando sua propriedade é empregada  na produção das tigelas de cristal, cuja sonoridade tem sido responsável pela harmonia  pessoal e planetária.









´´ POR ISSO NÃO PROVOQUE. É COR DE ROSA CHOQUE``

Hoje a Lua entra no signo de touro e faz companhia aos planetas Mercúrio e Marte, por isso nos próximos dias seremos afetados por essa configuração, uma vez que a Lua ativará os outros dois planetas. Assim sendo teremos um período mais voltado para a matéria, ou seja tudo o que é palpável e tátil. Questões associadas ao setor financeiro podem estar presentes, uma vez que o signo de touro rege a casa 2 (dinheiro, valores e bens pessoais). 


Porém, é importante lembrar que o signo de touro é regido pelo planeta Vênus, por isso as características femininas, dóceis e sensuais também estarão enfatizadas. Momento de usar mais a delicadeza nas relações  e pensar um pouco antes de gastar demais com estética e beleza.  Pode ser que você não consiga frear a sua vaidade durante esse trânsito, afinal serão só dois dias... Bem, dependendo das configurações do seu mapa essa atitude pode ser fatal para minar os seus futuros projetos.


         
Enquanto você reflete sobre isso, eu aproveito para lembrar  que o signo de touro e o planeta Vênus, por enfatizarem a feminilidade, estão diretamente associados à cor rosa e suas nuances. Então, pensemos positivo.

Em geral, o rosa é percebido como uma cor delicada, leve, e algumas vezes pode ser chocante e até mesmo kitsch. Mas apesar dessas variações o rosa é, considerada uma cor agradável.

Rosa, também pode ser usado como nome feminino, Assim, Rosa passou a representar, o charme e a amabilidade. Por ter na sua composição o vermelho e o branco, o cor-de-rosa sugere a força dos fracos.

Durante muito tempo o rosa era a cor da nudez, mesmo que essa nudez tivesse outras cores. Por esse motivo, o rosa também é a cor do erotismo. 

Todas as cores mudam de intenção quando estão associadas às outras. Por isso, enquanto o rosa ao lado do branco é inocente, próximo do preto ou do violeta remete à imoralidade ou paixão.




Embora considerada uma cor tipicamente feminina, é bom saber que o rosa, pela tradição antiga, era uma cor masculina. A moda de que o cor-de-rosa era para meninas e o azul era para os meninos, começou nos anos 20. Porém nas pinturas antigas o uso destas cores era empregado de forma contraditória. Desde as representações do menino Jesus até a representação de jovens príncipes do período barroco, os homens sempre estiveram vestidos de rosa.

Imagem do menino Jesus

Retrato Equestre de Baltasar Carlos, 1635 - Diego Velásquez

Parece que foi após a Primeira Guerra Mundial, quando o vermelho desapareceu da moda masculina civil, que o rosa passou a ser dedicado às mulheres. Posteriormente durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados homossexuais foram conduzidos ao campo de concentração, onde deveriam usar um triângulo cor-de-rosa nas suas vestes.



Mas a partir de 1970, o rosa se impôs internacionalmente como uma cor feminina. Atualmente esse padrão de cores, para meninas e bebês já não tem tanta importância.

Nas artes plásticas, o rosa está diretamente relacionado ao estilo Rococó. Este movimento artístico iniciado em 1720 e que durou até 1775, teve como tradição a utilização das cores pastéis. Isso porque, durante esse período, as cores puras ficaram acessíveis ao povo, então a corte francesa para se distinguir optou por uma cartela de cores, suaves, claras e mistas. Para conseguir o tom pastel durante o período Rococó, não bastava misturar uma determinada cor ao branco, ao contrário, as misturas eram complexas e testemunham o forte desenvolvimento da tinturaria. O rosa tornou-se então uma cor muito presente no guarda-roupa masculino, quanto no feminino.




Madame de Pompadour - François Boucher

Dessa época é o famoso ´´rosa Pompadour``, que a fábrica de cerâmica de Sévres criou em homenagem à famosa Madame do Rococó. Para conseguir essa tonalidade o rosa era misturado ao azul, com um pouco de amarelo e preto.

Porcelana de Sévres
O rosa associado à gastronomia encontra seu melhor lugar na arte da confeitaria. Doces cor-de-rosa são aparentemente mais doces, uma vez que essa cor remete à doçura. Na aromaterapia, o rosa é o perfume do amor, por ser doce, agradável, delicado e romântico.  






Aromaterapia


Mas o rosa pode ser gritante, forte e exagerado. Na moda, a estilista Elsa Schiaparelli, lançou em 1931 o perfume, ´´Schoking Pink``, uma mistura de magenta (vermelho puro) com uma pitada de branco. Sua intenção era chocar o público e a estilista conseguiu. E pela primeira vez o rosa passou a ser conhecido pela sua agressividade. É bom lembrar que na composição do rosa existe o vermelho e que a tradição mostra que o rosa nunca teve qualidades tradicionalmente femininas. E que o pink, também conhecido como rosa-choque, é uma cor que passa do divertimento à vulgaridade e por esse motivo está associado a tudo aquilo que não é sério, artificial e logicamente kitsch. 


Perfume Schoking Pink - Schiaparelli

Voltemos agora ao signo de touro e ao planeta Vênus, ambos femininos e delicados, mas  devido à associação que possuem com  o cor-de-rosa podem também substituir a delicadeza pela agressividade quando for preciso. Para confirmar o que digo, basta lembrar que todo touro tem chifres e toda Vênus possui o seu momento de ira.

Para que possamos usufruir desses próximos dias, quando a lua estiver transitando pelo signo de touro, devemos nos deixar envolver pela tonalidade rosa, sentindo o seu perfume e seus aspectos delicados, suaves e dóceis. Mas como tudo na vida, cabe a moderação para evitar os excessos.














CHANEL. A FORÇA E O PODER DE UMA LEONINA

Gabrielle Bonheur ´´Coco`` Chanel -  Nascimento: Saumur (País de Loire), França em 19 de agosto de 1883 às 16h. Quando Chanel n...