sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval, a busca frenética pela felicidade.

Hoje começa o carnaval no Brasil. Essa festividade tão importante para o calendário do brasileiro e de muitos turistas estrangeiros que visitam nosso país, nos permite fazer aqui uma reflexão.

Normalmente essa data festiva acontece entre os meses de fevereiro e março, período que está associado à presença do Sol no signo de peixes. E como sabemos o signo de peixes está diretamente associado ao que o carnaval representa, ou seja, mistura de povos e raças, de gêneros, de classes sociais. A utilização das fantasias que favorecem os sonhos e projeções do inconsciente, e dessa forma corroboram para destacar o encantamento e a criatividade, que a maioria das pessoas, de alguma forma ou de outra, manifesta nessa data. Este ano o carnaval começa sobre o signo de aquário, mas vai terminar em peixes. Porém vale lembrar que Netuno, o regente, já está no signo desde o dia 3 de fevereiro, o que contribui para enfatizar o que foi dito acima.

O carnaval é a festa que permite a exaltação da felicidade, mas que felicidade é essa que estamos buscando? Provavelmente uma felicidade externa aos nossos verdadeiros sentimentos e que, em geral, surge de forma exagerada, extravagante e efêmera. E aí está o perigo, quando a busca pela felicidade se transforma na expressão da loucura ou de atos violentos. A felicidade verdadeira está dentro de nós e não precisamos esperar o carnaval para botar para fora, conforme diz o trecho da música abaixo:

´´Eu tenho tanta alegria, adiada, Abafada, quem dera gritar... Tô me guardando pra quando o carnaval chegar` Chico Buarque (Quando o Carnaval Chegar)

Porém,essa manifestação maciça não envolve todo mundo. Existem aqueles, que uma vez tendo adquirido a sabedoria necessária para ir de encontro à sua felicidade interior, podem vivenciar um carnaval-off através da busca de outros programas que também sensibilizam a alma e que têm total relação com a energia pisciana. Cinema, leitura, o contato com a arte em geral e a relação com a natureza são alguns desses caminhos possíveis.

É importante deixar claro que cada um tem o seu livre arbítrio para comemorar o carnaval da forma que quiser. O importante é estarmos conscientes quanto ao que queremos para que possamos usufruir desse momento de alegria com a devida medida. E assim como o carnaval não tem idade, a busca da felicidade também não. Como exemplo, estou postando o depoimento de um pisciano que alcançou a sabedoria e que se mantém vivo e desperto através da sua visão sensível e holística. No vídeo abaixo o Professor Hermógenes, hoje com 89 anos, o divulgador brasileiro de Hatha Yoga, fala sobre felicidade e a relação da yoga com o corpo e a alma.


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Beleza e Arte

Letícia Sabatella fala sobre beleza e arte.
Um depoimento sensível, bem no estilo pisciano.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Vênus e o Valentine´s Day



Vênus, planeta significador dos relacionamentos, parcerias e uniões encontra-se  hoje,  dia do Valentine´s Day,  no signo de áries. Ou seja, Vênus está em queda. E o que isso quer dizer?

Com Vênus em áries as uniões e parcerias ficam abaixo do esperado porque o signo  é  independente, impulsivo e  imediatista. Quer respostas rápidas e é conhecido como ´´fogo de palha``. Então, concluímos que aquela imagem romântica de um casal aninhado e unido, exposto na maioria das produções  gráficas que representam a data, pode não corresponder  às expectativas do dia de hoje. Vênus em áries quer sempre algo novo e excitante, já pensou?

Bem, mas nada impede do casal comemorar. Porém, é bom estar preparado caso ocorra algum sinal de insatisfação.

Ainda bem que nós, brasileiros, não comemoramos o  dia dos namorados nessa data. Porque como estamos em época de carnaval, essa posição planetária combina muito mais com o refrão da música abaixo.

´´Você pra lá e eu pra cá, até quarta-feira``

Sem querer colocar mais lenha na fogueira, vale lembrar que até sexta-feira desta semana,  Vênus estará em quadratura com Plutão, o que significa dizer que podem ocorrer mudanças nos relacionamentos e é bom avaliar o que precisa ser alterado. É necessário cautela, caso a sua relação não esteja bem, porque a quadratura pode tensionar a situação levando à rupturas.

No mais, deixo a imagem abaixo na esperança de podermos compreender os corações mais afoitos e estimular os desejos mais românticos. Afinal, Vênus é amor.




Whitney

A estrela sobe.
Bom descanço e muita luz.

Obra do artista gráfico Ö.


Seguidores