terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Antoni Tàpies

  ANTONI TÀPIES, 88 ANOS DE VIDA E ARTE.




Nascido em 13 de dezembro de 1923 em Barcelona,  sob o signo de sagitário, o artista plástico catalão, ainda jovem chegou a cursar Direito (sagitário está associado às leis), mas abandonou e passou a se dedicar ao desenho e a pintura.


Em 1948 se uniu à revista DAU trabalhando em conjunto com alguns artistas que se destacaram na arte de vanguarda.

Posteriormente conseguiu uma bolsa para estudar em Paris e em 1956 realizou uma exposição que lhe rendeu o Prêmio da República de Colômbia Bienal de Hispanoamérica de Barcelona que recebeu das mãos de Salvador Dalí.
Antoni Tàpies i Puig, recebeu outros títulos e honrarias. Em 1990, abriu as portas da sua Fundação em Barcelona  e  recebeu o prêmio príncipe das Astúrias. Em 2010, pela sua contribuição às artes, foi nomeado marquês.

A obra de Tàpies sofreu influência do dadaísmo, surrealismo e informalismo. Segundo Manuel Borja-Villel, diretor do museu Reina Sofia de Madri e amigo do artista, para Tàpies, ´´a arte era como magia, mas não no sentido xamânico, mas no do mago que faz truque com as mãos no parque de diversões``. Quem sabe o ilusionismo desenhado por Tàpies não seja a tradução do seu Netuno em leão?

Tàpies tinha Vênus e Mercúrio no signo de capricórnio. Sendo Vênus significador da arte e da estética e Mercúrio significador da habilidade manual e do intelecto, verificamos o quanto o artista trabalhou duro (capricórnio) e segundo Borja-Villel, ´´trabalhou até o último momento em seu estúdio em Barcelona``, para construir o seu legado.
Antoni Tàpies, desde 6 de fevereiro deste ano foi se juntar à Picasso, Miró e Dali, artistas espanhóis que influenciaram seu trabalho e que deixaram para sempre seus nomes na História da Arte.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

O Fogo Intenso de Marina Abramovic


A foto acima é o registro  do trabalho de uma das maiores representantes da Performance Art,  Marina Abramovic. A imagem registra seu rosto com olhos fechados e abertos e sobre ele há um escorpião. Com um registro tão forte e conhecendo um pouco da obra da artista fui investigar se por acaso não existiria uma ênfase no signo de  escorpião (conhecido pela intensidade, gosto pelo risco e emoções intensas). Através das efemérides encontrei algumas pistas que  me ajudaram a entender um pouco mais sobre essa intensa personalidade.
A artista que nasceu em Belgrado, Iugoslávia,  iniciou sua carreira artística nos anos 70 e desde então vem utilizando o seu corpo como expressão para a arte. Marina, com três planetas em escorpião, (Mercúrio, Vênus e Júpiter) explora com intensidade seus limites físicos e mentais. Em suas obras , seu corpo passou por diversas transformações  e foi suporte  do perigo, da exaustão e da dor.
Porém, a artista é sagitariana e possui o aguerrido Marte também no signo de sagitário ( o signo representa a expansão, a busca pelo conhecimento,o contato com o estrangeiro dentre outras características). Isso se confirma com a  expansão do seu trabalho através de  diversos meios, tais como: fotografia, vídeo e escultura, assim como o fato de ser conhecida pelas maiores galerias internacionais.
O ano de 2012 será bastante promissor para Marina, porque a artista tem um grande projeto,   inaugurar, em Hudson, NY, a Abramovic Foundation. Um espaço sem fins lucrativos que visa o ensino e a preservação da Performance Art. A fundação oferecerá espaços para performances, cursos, workshops e contará com biblioteca e programa de bolsas de estudo.
Com 4 planetas em signos de fogo (Sol em Sagitário, Marte em Sagitário, Saturno em Leão e Plutão em Leão) a energia expansiva de Marina não para. Com a Abramovic Fundation  a artista sagitariana pretende deixar definitivamente o seu corpo/obra para o mundo.

* Infelizmente não possuo a hora do nascimento da artista para calcular o ascendente. Se algum leitor tiver e puder ceder será um prazer montar e estudar o  mapa.

A Lua Mágica.

Uma instalação composta por 9 mil lâmpadas de LED esteve exposta entre os dias 27 de janeiro e 04 de fevereiro na praça Paris, Glória, Rio de Janeiro.
A visão da lua favoreceu o momento mágico e poético proposto pelo artista Giarcarlo Neri.
Foto: Dayse Marques

A Entrada de Netuno no Signo de Peixes

CAMINHANDO POR ÁGUA NUNCA DANTES NAVEGADAS




Desde que entrou no signo de aquário, há 14 anos atrás, o planeta Netuno  nos mostrou,  dentre outras coisas, o  crescimento dos meios artificiais de comunicação. Verificamos  o avanço das redes sociais, dos sites de compra via internet, dos blogs, aparelhos celulares, tablets e afins. Porém, um pouco antes de deixar o signo de aquário acompanhamos através da mídia a queda da pirataria e questionamentos e reclamações sobre compras em grupo por sites via internet. Manifestações e revoltas  populares também marcaram os últimos momentos de Netuno em aquário. E muito mais ainda há de vir por aí. Ontem, dia 03 de fevereiro, o Planeta Netuno deixou definitivamente o signo de aquário e as 16h52min entrou no signo de peixes aonde ficará  até 2026.  Mas o que isso quer dizer?

O romantismo estará em alta e provavelmente junto desse sentimento  o caos e o escapismo.  A ênfase mental e virtual da fase anterior (aquário) será gradativamente substituída por  contatos mais diretos e emocionais (peixes). Com Netuno no signo de peixes muita água há de rolar por aí   e teremos que nos preparar para lidar com essa energia sutil porém devastadora.

O meio astrológico acredita, que com a entrada de Netuno em Peixes,  a sociedade passe por uma modificação social e cultural onde a arte  e o despertar  espiritual contribuam para nos ajudar a enfrentar os obstáculos que os ´´tsunamis`` netunianos  também nos causarão.

Para nós brasileiros, a entrada de Netuno no signo de peixes foi extremamente significativa,  uma vez que o dia 2 de fevereiro foi dia de Iemanjá  que também está relacionada ao elemento água. No mais, para comemorar,  sugiro  tomar um banho de mar e meditar sobre esse ingresso  para que possamos nos preparar para os novos tempos.



                                                                       

Seguidores