domingo, 5 de fevereiro de 2012

O Fogo Intenso de Marina Abramovic


A foto acima é o registro  do trabalho de uma das maiores representantes da Performance Art,  Marina Abramovic. A imagem registra seu rosto com olhos fechados e abertos e sobre ele há um escorpião. Com um registro tão forte e conhecendo um pouco da obra da artista fui investigar se por acaso não existiria uma ênfase no signo de  escorpião (conhecido pela intensidade, gosto pelo risco e emoções intensas). Através das efemérides encontrei algumas pistas que  me ajudaram a entender um pouco mais sobre essa intensa personalidade.
A artista que nasceu em Belgrado, Iugoslávia,  iniciou sua carreira artística nos anos 70 e desde então vem utilizando o seu corpo como expressão para a arte. Marina, com três planetas em escorpião, (Mercúrio, Vênus e Júpiter) explora com intensidade seus limites físicos e mentais. Em suas obras , seu corpo passou por diversas transformações  e foi suporte  do perigo, da exaustão e da dor.
Porém, a artista é sagitariana e possui o aguerrido Marte também no signo de sagitário ( o signo representa a expansão, a busca pelo conhecimento,o contato com o estrangeiro dentre outras características). Isso se confirma com a  expansão do seu trabalho através de  diversos meios, tais como: fotografia, vídeo e escultura, assim como o fato de ser conhecida pelas maiores galerias internacionais.
O ano de 2012 será bastante promissor para Marina, porque a artista tem um grande projeto,   inaugurar, em Hudson, NY, a Abramovic Foundation. Um espaço sem fins lucrativos que visa o ensino e a preservação da Performance Art. A fundação oferecerá espaços para performances, cursos, workshops e contará com biblioteca e programa de bolsas de estudo.
Com 4 planetas em signos de fogo (Sol em Sagitário, Marte em Sagitário, Saturno em Leão e Plutão em Leão) a energia expansiva de Marina não para. Com a Abramovic Fundation  a artista sagitariana pretende deixar definitivamente o seu corpo/obra para o mundo.

* Infelizmente não possuo a hora do nascimento da artista para calcular o ascendente. Se algum leitor tiver e puder ceder será um prazer montar e estudar o  mapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CHANEL. A FORÇA E O PODER DE UMA LEONINA

Gabrielle Bonheur ´´Coco`` Chanel -  Nascimento: Saumur (País de Loire), França em 19 de agosto de 1883 às 16h. Quando Chanel n...