terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Antoni Tàpies

  ANTONI TÀPIES, 88 ANOS DE VIDA E ARTE.




Nascido em 13 de dezembro de 1923 em Barcelona,  sob o signo de sagitário, o artista plástico catalão, ainda jovem chegou a cursar Direito (sagitário está associado às leis), mas abandonou e passou a se dedicar ao desenho e a pintura.


Em 1948 se uniu à revista DAU trabalhando em conjunto com alguns artistas que se destacaram na arte de vanguarda.

Posteriormente conseguiu uma bolsa para estudar em Paris e em 1956 realizou uma exposição que lhe rendeu o Prêmio da República de Colômbia Bienal de Hispanoamérica de Barcelona que recebeu das mãos de Salvador Dalí.
Antoni Tàpies i Puig, recebeu outros títulos e honrarias. Em 1990, abriu as portas da sua Fundação em Barcelona  e  recebeu o prêmio príncipe das Astúrias. Em 2010, pela sua contribuição às artes, foi nomeado marquês.

A obra de Tàpies sofreu influência do dadaísmo, surrealismo e informalismo. Segundo Manuel Borja-Villel, diretor do museu Reina Sofia de Madri e amigo do artista, para Tàpies, ´´a arte era como magia, mas não no sentido xamânico, mas no do mago que faz truque com as mãos no parque de diversões``. Quem sabe o ilusionismo desenhado por Tàpies não seja a tradução do seu Netuno em leão?

Tàpies tinha Vênus e Mercúrio no signo de capricórnio. Sendo Vênus significador da arte e da estética e Mercúrio significador da habilidade manual e do intelecto, verificamos o quanto o artista trabalhou duro (capricórnio) e segundo Borja-Villel, ´´trabalhou até o último momento em seu estúdio em Barcelona``, para construir o seu legado.
Antoni Tàpies, desde 6 de fevereiro deste ano foi se juntar à Picasso, Miró e Dali, artistas espanhóis que influenciaram seu trabalho e que deixaram para sempre seus nomes na História da Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CHANEL. A FORÇA E O PODER DE UMA LEONINA

Gabrielle Bonheur ´´Coco`` Chanel -  Nascimento: Saumur (País de Loire), França em 19 de agosto de 1883 às 16h. Quando Chanel n...